quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Copa do Mundo 2010

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

COORDENADOR GERAL : PROFESSOR ERLEI PIRES DIAS
PROFISSÃO: PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – CREF 000736 G/MS
ENDEREÇO: RUA NESTOR PIRES, 1150 – BAIRRO PARAGUAI
MUNICÍPIO: MARACAJU – MS CEP: 79.150.000
TELEFONE: 0XX 3454 – 5014 (CASA) OU 9635 - 1496 (ERLEI)

 PROJETO
    Realização de um Projeto Escolar denominado COPA DO MUNDO E SUAS CURIOSIDADES, que se realizará na Escola Municipal José Pereira da Rosa nos dias que antecede o inicio do evento mundial, com a participação das salas de aula do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

INTRODUÇÃO
       A presente solicitação caracteriza uma parceria para o crescimento e conhecimento dos alunos sobre a Copa do Mundo de Futebol, bem como a divulgação das curiosidades de cada País participante. Nos dias atuais, todas as áreas de atividade humana buscam a parceria e a eficiência, para minimizar custos e maximizar a produtividade. No contexto escolar não é diferente. Tendo nestes novos tempos uma emergente geração de alunos onde se buscam modelos educacionais mais eficientes, dentro de uma filosofia inovadora e empregadora. Posicionamos neste grupo, o que favoreceu a criação desta proposta. Em verdade, sentimos – nos em condições de oferecer conceitos desportivos calçados na experiência prática do dia a dia, abrindo um espaço em nossa Escola capaz de gerar conhecimento e trabalho. Buscando lições no passado, o trabalho do presente é a esperança do futuro. Basta que se dê o segmento ora desenvolvido, desprovido de outros interesses que não o crescimento e a divulgação do ser humano.
APRESENTAÇÃO
    Atividade fundamental no processo de formação do homem, a Escola tem possibilitado uma canalização de forças e contribuído de forma inegável para a perfeita formação de grupos sociais e a compreensão de si próprio diante da vida e das responsabilidades junto à sociedade. A juventude que adere a vida Escolar como meio salutar de ocupação de tempo livre e como forma de realização pessoal, manifesta – se como instrumento de integração e realização no cotidiano de sua vida. È chegada à hora de resgatar as funções do esporte, possibilitando acesso a todos integrantes, tornando um elemento de principal crescimento pessoal e grupal. Que a nossa juventude, elemento fundamental na construção de uma nova sociedade, adquira o hábito de praticar, participar e organizar as ações que constrói, une e educa as pessoas. Este é o desafio da Escola envolvida na preocupação com que os jovens gostam o que eles sentem e pensam quando estão envolvidos na prática do esporte. O nosso esporte é salutar e possibilita ao mesmo tempo o sorriso e o choro como manifestações naturais de uma participação consciente. Vamos incrementar o projeto dentro de um contexto, onde o importante seja o ser humano e as suas grandezas físicas, sociais, psíquicas e emocionais.

JUSTIFICATIVA
    A prática desportiva não é uma atividade nova, mas uma atividade milenar, portanto, portadora de uma grande carga cultural sob todos os pontos de vista. A realização da Copa do Mundo parte do movimento humano dentro de uma forma mais ou menos ampla de possibilidades de se manifestar. Podemos apontar algumas: locomoção, ação motora, força ou energia produtiva, expressão, linguagem e jogo. Jogando mais do em qualquer outra atividade, as pessoas têm oportunidade de se reconstruir como tais. Reintegrando os segmentos cognitivos, psicomotores e afetivo social num todo. Assim considerando:

• O clube como a Cédula Mater da prática esportivo e sócio cultural realizado como atividade formativa e integradora das atividades de tempo e lazer.

• A execução do Projeto como um instrumento de ação educativa.

• A importância de se fundamentar a prática do esporte nas necessidades e interesses das crianças e adolescentes.

• O desenvolvimento do Projeto como ação formativa estimuladora da participação total dos alunos e membros da família e comunidade.

• Que a propagação do Projeto entre as diferentes camadas da população decorre com a participação ativa da comunidade escolar, seja no planejamento, na organização, patrocínio e realização das atividades.

OBJETIVOS
GERAL:
• Promover um maior intercâmbio entre os alunos desta unidade escolar, melhorando o conhecimento sobre os Países e sobre o Esporte.

ESPECÍFICOS:
• Dar condições para o afloramento, incentivo e difusão das manifestações próprias de cada participante, atendendo aos interesses e as necessidades de melhoria e aperfeiçoamento

• Participação comunitária ao processo, oportunizando o intercâmbio dos alunos para melhora do conhecimento de todos.
META
• Despertar no adolescente o gosto pelo esporte, tendo a Copa do Mundo como referência para que mais tarde não se torne um adulto sedentário.

SISTEMÁTICA OPERACIONAL
    A Operacionalização do Projeto exige a conjugação de esforços e a proposição audaciosa de uma política de ação integrada entre os colaboradores, no desenvolvimento e na participação dos alunos nas diversas ações do Projeto. A adoção dessa metodologia implica na divisão de responsabilidade, sendo que ficará assim distribuído:

SOB RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR ERLEI PIRES DIAS

• Coordenar todas as ações referentes ao Projeto.

SOB RESPONSABILIDADE DAS SALAS DE AULAS PARTICIPANTES

• Pesquisas na interenet, fazendo uso da STE (Sala de Tecnologia Educacional) com orientação da Profª Jussaid Salomão Pereira e Profºs Regentes das turmas, sobre os Países participantes da Copa do Mundo da África do Sul, nos quais serão definidos por sorteio, onde serão cobrados os itens abaixo relacionados:

• Confecção da Bandeira de cada País com suas respectivas cores, quantas participações em Copa do Mundo, títulos ou melhores colocações, jogadores destaques,histórico do País, cores do uniforme, comida,dança,vestimentas e idioma, etc.

ANEXOS - FOTOS
                                                      
                                                     Mesa das autoridades
Apresentação de dança dos países realizada por alunos do 5º ao 9º ano
Histórico e bandeiras dos países participantes

Exposição dos pratos típicos dos países participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário